Trabalhar em casa é um sonho para muitos colaboradores e um pesadelo para muitos líderes, na crise em que estamos passando com o Coronavírus (COVID-19), trabalhar em casa está sendo necessário mesmo que exista resistência.

Hoje vim aqui ajudar você líder a não ficar louco e conseguir instruir seu colaborador de uma maneira em que ele se sinta confortável e continue produtivo.

Nesse artigo te entrego 7 dicas que na prática vão melhorar seu dia a dia e manter o dia a dia do seu colaborador bacana, assim como era na empresa. Afinal sabemos que em casa temos muitas distrações e se não mantermos algumas regras básicas, além de improdutivos vamos passar por essa fase acumulando tarefas que são importantes e que podem prejudicar sua empresa e seus clientes.

1- Crie um local de trabalho

Esse passo é um dos mais importantes, seu colaborador precisa entender que para seguir sua jornada de trabalho sem interrupções, é preciso que sua mente e as pessoas que moram com ele saibam que ele está trabalhando, mesmo estando em casa.

Ter um ambiente definido ajudará a manter as distrações longe; filhos, marido, ligações de parentes etc…

Todos que moram na casa precisam saber que está em seu ambiente de trabalho, e que eles devem manter as distrações longe, afinal, se você não estivesse em casa não existiria uma tarefa em casa inadiável, não é mesmo?

2- Faça uma lista de tarefas

Criem uma lista com tudo que precisa ser feito para que você e sua equipe não só se mantenham alinhados, mas para que não deixem nenhuma tarefa importante para trás.

Uma vez que todos estão em sintonia do que o outro está fazendo, gera mais segurança e evita retrabalho.

Faça com que sua equipe se mantenha focado nessa lista, crie uma forma de comunicação entre vocês para que todos saibam o que está acontecendo e principalmente para que você líder consiga medir se a produtividade da sua equipe se mantém e nada importante foi esquecido.

3- Comunique-se com sua Equipe

Estar em comunicação com sua equipe é essencial para que sigam o flow das tarefas.

Em muitas empresas uma ação depende da outra, e se para você não estiver claro o que está sendo feito ou o que já foi finalizado pode atrapalhar diretamente a produção e diminuir a produtividade.

4- Faça pausas

Assim como no serviço, ter algumas pausas para ir ao banheiro, tomar um café, é muito importante.

É importante também que você esteja presente para as pausas dos seus colaboradores, para que não vire bagunça e eles percam a concentração, o foco e sua produção.

5- Tenha contato humano

Na crise atual que estamos vivendo, ter contato é algo que não podemos por segurança a quem amamos, trabalhamos e a nós mesmo, porém temos muitos meios para nos comunicar e estarmos próximos mesmo estando longe.

Programe sempre que possível uma reunião online com sua equipe para alinhamento e descontrações, é importante ter um contato próximo com seus colaboradores, afinal, ficar confinado em casa não é fácil para ninguém.

6- Manter o local de trabalho organizado

Instrua seu colaborador a manter seu local de trabalho em casa organizado assim como ele mantém na empresa.

Afinal de contas, o seu local de trabalho residencial não é a casa da Mãe Joana, certo? Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.

7- Saia do trabalho no horário

A jornada de trabalho do seu colaborador terminou? Diga a ele, levante-se e vá fazer outra coisa, mesmo que fique em casa.

O importante aqui é não deixar ele se tornar refém do trabalho, afinal um colaborador cansado e desanimado, com toda certeza terá menos desenvolvimento em suas funções durante seu horário de expediente.

Ter um colaborador trabalhando em casa pode parecer um grande desafio para você Líder, mas tenho certeza que se seguir essas dicas básicas, esse bicho de 7 cabeças parecerá menor para você.

Tem dúvidas ou possui suas próprias técnicas infalíveis para trabalhar com eficiência em home office? Compartilhe-as
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